Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoproctoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Colposcopia anal: Evite as verrugas e previna-se do câncer anal.


Colposcopia anal:
Proctologista: Dr Paulo Branco
www. Medicinaintegrada.med.br
Clinicas:
 Lapa: 011 – 986663281
 Vila Olímpia: 011 - 38467973

Colposcopia Anal:

Motivo do meu interesse:
A razão principal que me fez ter a colposcopia anal na minha clinica é de poder da aos meus pacientes com HPV tratados com o laser um acompanhamento  microscópico para detectar e tratar os vírus antes que ele gere as verrugas o que terá uma representação imensa diante de uma doença crônica. 



Conceito:
A colposcopia anal que é um exame introduzido recentemente na propedêutica proctologica, consiste em examinar toda a pele perianal, o canal anal e a mucosa retal através de um microscópio que aumenta acima de 15 vezes o que o proctologista vê.

Objetivo:
O objetivo deste exame microscópico será de detectar os vírus dentro da pele, na chamada fase assintomática antes que estes vírus cheguem a formar as verrugas que representa a fase sintomática da doença.

Importância:
A quase totalidade dos pacientes com HPV perianal e anorretal tratados na minha clinica nunca houviram falar da existência da colposcopia anal mas sim da ginecológica que é tão famosa quanto o Papanicolau para as mulheres no acompanhamento e prevenção do câncer do colo uterino causado pelo HPV. A popularização do Papanicolau entre as mulheres no mundo foi a responsável pela diminuição drástica do câncer de colo uterino nas mulheres o que poderia acontecer com a colposcopia na sua importância de poder detectar os vírus dentro da pele antes que se formem as verrugas, principalmente nos pacientes de risco a contrair o HPV e desenvolverem o câncer anal.
Comentário: As chances de diagnosticar as lesões precursoras do carcinoma anal em fase inicial pela colposcopia deveria colocar os pacientes de risco em um programa bem controlado de retorno para a realização deste exame.  


Indicações:
- Acompanhamento dos pacientes após a retirada das verrugas;
- HPV assintomático;
- Pacientes HIV: Tem mas HPV;
- Pacientes com verrugas genitais e sem condiloma anal;
- Prurido ou coceira anal;
- Transplantados;
- Imunodeprimidos.
- Sexo anal: Praticantes do sexo anal com muita frequência, homens e mulheres.
Comentário: Mudanças, modalidades e preferências sexuais colaboraram para o aumento e tornaram mais intensa a transmissão do HPV por essa via.

Técnica:
- Avaliação: Da pele do períneo, bolça escrotal e perianal;
- Higienição: Limpar bem os locais a serem observados;
- Coloração: Colocar gases embebidas em corantes específicos para detectar áreas que possam conter os vírus na pele perianal, abertura anal e reto;
- Tempo: Esperar por 2/3’;
- Microscópio: Procurar olhando no microscópio por áreas chamadas de acetobrancas que podem conter os vírus;

Resultado:
Estudos mostraram lesões subclínicas e portanto assintomática, sem verrugas em até 25% dos pacientes submetidos a colposcopia.

Conduta: Observei que muitos pacientes com o tratamento referiram melhora dos sintomas como o prurido anal por exemplo.
Pequenas áreas suspeitas de conter os vírus, na mesma hora colposcopia eu tratei com o laser, sob anestesia local. Áreas maiores poderão ser tratadas com pomadas que estimulem os seus anticorpos a matarem os vírus. Geralmente este tratamento será por 4 semanas.

Papanicolau ou citologia anal:
Indico para os casos de alto – risco para o câncer anal.

Técnica:
A coleta do material é feita com uma escovinha que será esfregada em uma lamina que será enviada para o laboratório fixada em álcool a 79% ou 90%.

Um comentário:

  1. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp ..... +2347081986098

    ResponderExcluir