Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoproctoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

sábado, 9 de agosto de 2014

Dúvidas: Dor anal, reto e cóccix, enviadas pelos internautas, 2013.

 Dor  anal, reto e no cóccix, duvidas enviadas para o proctologista, DrPaulo Branco, 2013.
Comentário: Dr Paulo Branco
Essas dores tornam as pessoas praticamente incapacitadas de exercer  qualquer tipo de atividade, no trabalho, esportiva, escolar, viagens, muitas delas se acentuam mais durante a noite, demoram ou são rápidas, aparecem do nada ou tiveram relação com traumatismos, como as dores no cóccix. O diagnostico geralmente eu faço somente pelo exame clinico, e os exames geralmente são normais. O tratamento eu faço pela associação   de medicamentos de manipulação na forma de enemas e/ou pomadas, com fisioterapia, massageamento e quando necessário aplicação local. Geralmente esses pacientes já passaram por vários e diferentes profissionais de saúde, esgotaram os exames e não sabem mais o que fazer.


Dúvidas:
1-Boa tarde, Dr. Paulo acompanho seu blog da medicina integrada e preciso passar por uma consulta devido a fortes dores que sinto na região anal. Moro na região da consolação. Se possível me diga como faço para agendar uma consulta?
Resposta: A Dor na região anal deverá ser investigada, através do exame proctologico clinico e endoscópico. Esses dois se bem feitos poderão confirmar ou afastar as causas proctologicas da dor na grande maioria das vezes, já na primeira consulta e assim realizar o tratamento o mais rápido possível.  Os exames mais complexos e caros, como a Ressonância magnética, eu solicito quando tenho alguma dúvida no diagnostico.


2-Tenho 32 anos e há 2 dias estou sentindo uma dor em queimação terrível no lado direito do ânus, que não está me deixando dormir. Não sei o que fazer, o que será?
Resposta: Tendinite do músculo perianal. É uma variedade da síndrome do elevador. A dor geralmente é constante e não se irradia e poderá demorar desde uns segundos até meia hora ou mais. Muitos pacientes referem que a dor piora quando ficam sentados por longos períodos de tempo. Exercícios para relaxamento perineal, antiinflamatorios oral e muitas vezes injetados no local determinam a melhora do quadro doloroso.


3-Dr. Paulo, meu nome e Marcia tenho 36 anos de vez em quando sinto umas pontadas como umas fisgadas no reto logo acima do ânus e quase sempre meu intestino esta constipado e as fezes duras. Já acordei algumas vezes durante o sono com essas fisgadas e uma dor que dura apenas alguns segundos e some do nada, na sua experiência, o que poderá ser:
Resposta: O seu quadro clinico parece ser de  Contratura Paradoxal, leia no meu site.

4-Dr. Paulo, bom dia. Espero muito que você leia este e-mail e responda. Leio as suas matérias e percebo que você descreve totalmente os sintomas que sinto. Em 2009 fiz uma cirurgia do períneo e retirei o útero, depois desta data praticamente sinto dor todos os dias na região anal, retal e cóccix. Nenhum remédio me ajuda, já fiz tratamento até na clinica da dor. Gostaria muito de fazer uma consulta com você pois tenho certeza que fará exames que me ajudaram a descobrir o que tenho e assim me devolver a minha qualidade de vida.
Abraços, Cleide. Tenho 49 anos.
Resposta: Cleide você poderá vir para SP, mas traga na mala uma ressonância magnética pélvica, que mostrara se a sua dor é consequente as cirurgias referidas. Na clinica eu farei um exame clinico proctologico para as causas proctologicas sejam confirmadas.


5- Dr. Paulo Branco gostaria de saber se há tratamento para contratura paradoxal! Marco
Resposta: Poderá ser definida como um distúrbio complexo e de natureza obscura, caracterizada por Contração, em vez de relaxamento, do músculo puboretal e da musculatura estriada do assolho pélvico , numa atividade paradoxal durante o ato evacuatório, para a sua melhor compreensão , quando as fezes chegam no reto, para sair encontram o ânus fechado, em vez de aberto. Por isso eu sempre penso nesta síndrome nos pacientes que referem dificuldade evacuatória com esforço e dor.
  Tratamento: Postural, medicamentoso e fisioterápico, feito através da reeducação ou reaprendizado da contra do musculo puboretal.

6-Realizei a cirurgia para retirada de todo o útero e no momento estou com muita dor tipo que queima no lado do reto. O que poderia ser e se eu posso tratar com pomadas para hemorroida?
Resposta: Casos de dor perianal com história de cirurgia pélvica, eu gosto de pedir uma Ressonância Magnética da pélvis, para confirmar ou afastar causas geradas pela própria retirada do útero, tais como aderências, granulomas tipo corpo estranho, isto é rejeição a fios de sutura, pontos cirúrgicos, etc. As inflamações que causam esta dor, geralmente são muito profundas, e por isso não são tratadas com pomadas. 

7- Levei um tombo de bicicleta e cai em cima do cóccix. Depois de duas semanas comecei a sentir uma dor intensa no osso, que já dura 10 meses. Realizei tratamentos com medicamentos antitinflamatorios, mas a dor retorna, principalmente quando estou sentado. Gostaria de uma orientação sua.
Resposta: Uma das principais causas de inflamação do osso cóccix é determinada pelo traumatismo, o que me parece ser as sua história. Para os casos de trauma, uma radiografia será fundamental para diferenciar se houve uma  fratura ou luxação do cóccix. O resultado da radiografia definirá a melhor forma de tratamento.


8- Obrigada pelas informações contidas no seu blog. Tenho sentido uma ardência /dor anal crônica há alguns meses. Meu medico disse, apos exames, que minha dor possivelmente tem fator psicológico. Já iniciei antidepressivo com acompanhamento há três semanas mas ainda sinto muita ardência. Me identifiquei com a Dor anal crônica ou síndrome dos elevadores do ânus, que o senhor cita no seu blog. Gostaria de saber mais informações sobre os tratamentos  e ficaria grata se pudesse me informar o nome da pomada para poder discutir com o meu medico. Tenho 60 anos de idade. Quero muito poder aliviar esta dor que esta me     impedindo de realizar minhas atividades diárias e me deixando tão triste.
    Desde já agradeço!
           Resposta: Você  leu e entendeu sobre o capitulo da dor crônica perianal, o que me deixa gratificado. O tratamento eu indico após uma confirmação diagnostica da dor, e consta da aplicação de substancias, e uso de medicamentos retais na forma de enema e pomadas para o alivio da dor.  

           9-Há cinco anos que sinto uma ardência no reto, já fui duas vezes no proctologista, fez o toque mas nada constatou, me prescreveu uma pomada, aliviou, mas não parou de arder até hoje, e agora além de arder está doendo ( dor leve de vez em quando ). Evacuo fezes normais, uma vez por dia e não sai sangue. Mas não para de arder. Não sei o que fazer, às vezes sinto até ardência na uretra. Aguardo uma resposta.
     Agradeço de coração!
               Resposta: Obrigado pelo seu e-mail. Eu faria um novo exame clinico, mas agora palpando os tendões perineais, responsáveis pelo sintoma por você referido.
         
          10- Dr preciso agendar uma consulta para meu marido urgentemente, pois ele tem dores na região anal e ninguém descobre o problema. Quando posso agendar?
              Resposta: Muitas dores na região anal, são inespecíficas e o próprio paciente não sabe referir o ponto exato. Onde é examinado, dói. Para esses casos, eu prefiro começar pela analise endoscópica do canal anal e mucosa do reto, exames que faço durante a consulta, para afastar as doenças proctologicas vasculares e inflamatórias que poderão ser responsável pela dor, e complementos com um exame clinico dos músculos e tendões.

          11- Pela primeira vez em mais de 10 anos consigo achar uma informação mais próxima sobre uma dor real que sinto desde os meus 11 anos de idade! Hj tenho 41! Já circulei vários médicos que dizem que além de não ter cura, não há prognostico para o meu problema. Me disseram que é muscular, faço alguns exercícios há anos, e nada. Tenho melhorado um pouco com acupuntura. Já tive fases na minha vida de sentir uma a duas vezes por semana. Hoje são mais raras, ainda bem!
               Moro no Rj, mas gostaria muito de poder fazer uma consulta com o senhor em SP.
                Resposta: O exame clinico é fundamental para o diagnostico diferencial neste tipo de dor. Você poderá ter uma inflamação nos músculos e tendões perianais, que se apresenta clinicamente com uma dor no meio da região glútea. Na realidade essa dor é reflexa ao processo inflamatório primariamente responsável pela dor. Essa dor a característica referida por você, lembra a proctalgia fugaz.  

           12- Cóccix: Tive uma queda de moto há 3 anos atrás e cair de costas sobre a região lombar. Hoje tenho uma dor no osso cóccix que já tentei diversas formas de tratamento e não tenho melhora clinica. Sou do seu tratamento com aplicação e massagem local. Gostaria muito da sua avalição clinica para fazer o tratamento?
               Resposta: Poucos pacientes necessitam fazer o reposicionamento óssea ou ligamentar pela via retal. Essa forma de tratamento apresenta melhor resultado quando há uma alteração de posicionamento das estruturas pelo trauma. Um exame radiológico dinâmico da região sacrococcígea definirá a melhor forma de abordagem.  Nos casos de dor no cóccix, que eu associei a aplicação local ao massageamento, os resultados foram melhores.
    
               13- Cóccix: Costumo andar de bicicleta frequentemente, mas recentemente estou sentindo dor em queimação no lado do reto e na região do cóccix. Devo continuar a pratica deste esporte que poderá esta causando as referidas dores?
               Resposta: Tive pacientes com a mesma dor e que praticavam o esporte. Você deverá evitar, até como forma de confirmar a relação, o diagnostico e de ter uma melhora clinica.


14- Bom, Moro em Natal, sou homossexual e nas ultimas semanas, eu venho sentindo dores e uma ardência no meu ânus, não é sempre, mas na maioria das vezes é quando faço sexo, é um ardor tão grande que não consigo sentar na minha moto para ir ao trabalho, gostaria de saber se isso é um começo de hemorroida, queria saber se existe algum medicamento para aliviar as dores?
               Resposta: Eu tenho pacientes que deixaram ou diminuíram em andar de moto ou mesmo de bicicleta por piorar a ardência e dor anal. O sexo poderá determinar uma proctite, que é uma inflamação na parte interna do canal anal, principalmente se não houver uma lubrifição adequada ou um traumatismo por exemplo pela falta de um relaxamento adequado dos esfíncteres. Não é hemorroida. Casos como o seu, eu faço um exame endoscópico na parte interna do canal anal para confirmar a proctite. A ardência poderá ser pela tendinite, causada possivelmente pela moto. Um exame clinico proctologico confirmaria esta impressão diagnostica.


15- Desculpe entrar em contato via e-mail, mas é que estou distante, moro em Brasília, e estou desesperado. Já passei por 3 médicos diferentes, várias pomadas e exames, e continuo sofrendo com a dor anal ao sentar. Como trabalho sentado, tenho tido muitos problemas desde outubro de 2012. Fiz o exame de toque, endoscopia, ultrassom endoretal e nenhuma anormalidade foi detectada. Minha dor é principalmente na parte mais externa do ânus, principalmente no meu lado direito, mas não tenho alterações intestinais, não sinto dor ao defecar e nenhuma alterações na fezes. Na crise não aguento ficar sentado por 5’, que a dor e ardências são insuportáveis. Qual o tratamento que o senhor me indica? Desde já, muitíssimo obrigado pela atenção!
              Resposta: O diagnostico será confirmado pelo toque, desde que o médico saiba o ponto exato, onde está o processo inflamatório. Você terá de ter paciência e fazer o tratamento com medicamentos orais associados a exercícios de fisioterapia que relaxam os músculos envolvidos com a dor e uso local de pomadas e medicamentos na forma de enema que contem substancias com ação antiinflamatoria e relaxante. Esses medicamentos são adquiridos em farmácias de manipulação.
      
         16- A minha mãe tem 75 anos, e sofre de depressão a 4 anos. Á uns 9 meses, ela tem uma dor anal  com ardência que incomoda muito e tira sua qualidade de vida. Eu já levei em vários proctologista  e gastros, já fez vários exames e toque retal que foram normais. Qual poderia ser o problema dela?
               Resposta: Eu já tratei de pacientes como a sua mãe. Não devemos esquecer que a deficiência ou falta do hormônio  estrógeno também poderá causar esta dor. Os casos leves eu tratei com fisioterapia e medicamentos orais e para os mais graves ou que responderam mal ao tratamento clinico eu associei a aplicao local de medicamento antiinflamatório com melhora na segunda aplicação.

17- Doutor sofria de intestino preso e uma dor tipo ardência no lado esquerdo do reto. Realizei uma cirurgia chamada colectomia total, para tratamento de intestino. No pós-operatório, eu tive de me adaptar as longas diarreias e a permanência da ardência retal, que piorou muito depois da cirurgia. O meu medico realizou um estudo radiológico contrastado do reto, onde fora diagnosticado uma retoceli. Ele achou que a dor tipo ardência no reto era decorrente da queda do reto. Fui operada, mas a dor no reto piorou. Dr. A minha qualidade de vida esta um inferno. Li os seus artigos sobre a tendinite retal, e queria muito ser examinada pelo senhor para um possível diagnostico e tratamento o mais rápido possível?
Resposta: Eu sinceramente, nunca realizei uma colectomia para tratar uma obstipação intestinal. A retocele na minha opinião foi consequente ao descolamento do reto para a realização da colectomia. Você já tinha a ardência ou dor retal antes da cirurgia. Eu confirmaria uma possível tendinite pelo  toque retal e faria um tratamento adequado, possivelmente com enema medicamentoso associado a aplicação local de substancia antiinflamatoria. 

18- Cóccix: Doutor após um acidente de moto, há 2 anos atrás, tenho uma dor no cóccix e já fiz, fisioterapia, acupuntura, tratei com medicamentos e está chegando ao insuportável. Conheci um paciente que tratou na sua clinica, e queria ser avaliado para seguir a mesma linha de tratamento, será possível?
Resposta:  A dor no cóccix, se chama Cocciodinea e costuma ser secundaria a traumatismos, comportamentos, como ficar sentado por muito tempo, excesso de peso e mesmo durante as evacuações. O cóccix funciona como um amortecedor, quando você senta e tem mobilidade. Geralmente os casos leves são tratados com medicamentos, antiinflamatórios não hormonais, fisioterapia, calor local com bolça de água morna enquanto os mais severos eu trato com medicamentos de uso local na forma de enema, aplicação  associada a massagem retal para reposicionamento dos ligamentos do cóccix.


19- Presado Dr. Paulo,  
Li o seu estudo a respeito de Proctalgia Fugas. Porém tenho algo semelhante e a dor é constante e mas frequente no lado esquerdo do ânus e o tempo todo. Qual exame devo fazer para confirmar essa doença?
Resposta: Geralmente os pacientes com a Proctalgia fugaz, já passaram por vários e diferentes profissionais na área da saúde. Todos os exames que os pacientes fizeram ( Ultrassom, ressonância, colonoscopia ),  geralmente são normais. A confirmação diagnostica desta patologia, eu faço pelo exame clinico proctologico. Isto está me atrapalhando muito principalmente ao dormir. Me ajude por favor.
Desde já agradeço pela atenção e fico no aguardo da sua resposta.




20- Boa tarde Dr. Paulo.
Primeiro gostaria de agradecer pelas explanações e explicações. Gostaria também de saber se atende a convênios, no caso Bradesco, onde atende e se não atende convenio, qual o valor da sua consulta. Fui diagnosticado com 5 hérnias lombares, comprimindo o nervo ciático, tenho muita dor lombar que se irradia pelas nádegas e perna esquerda e de um tempo para cá tenho algumas queimações anais que parece fogo vir de dentro do ânus, do lado esquerdo principalmente quando muito tempo sentado ou logo ao deitar. Não sangra, somente queima e dói, que algumas vezes piora com as evacuações. O senhor tem alguma ideia do que poderá ser e de como tratar. Sou obeso e fiz uma cirurgia bariátrica, há 45 dias atrás e consegui perder 25kg

Resposta: Os sintomas referidos, apontam para a Proctalgia  fugaz e tendinite, que são afecções de causa desconhecida. Na Proctalgia, a dor muitas vezes de caráter insuportável poderá aparecer e desaparecer em um curto espaço de tempo. O diagnostico eu faço pelo exame clinico proctologico,  e geralmente os exames complementares que eu peço estão normais. Na tendinite o toque no ponto exato da inflamação poderá confirmar o diagnostico. O tratamento eu costumo fazer com medicamentos de manipulação na forma de enema e pomadas e quando necessário eu associo a aplicação de substancia no local inflamado. Medidas comportamentais, e exercícios fisioterápicos que determinam o relaxamento dos músculos e tendões colaboram em muito para um melhor resultado.

76 comentários:

  1. Boa tarde, tenho sentido uma queimação no reto que se expande para o gluteo, parece com um pressão. fico muito tempo sentada e sinto que piora. Mas essa dor começou perto da bacia e parece que veio descendo até chegar no coccix. fiz uma ressonancia a mais ou menos 6 meses que não deu nada. o que pode ser doutor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caso é parecido, já fui em 4 proctologista, não consigo descobrir o que tenho, fiz RM quero muito descobrir o que tenho.... Se vc descobri me avisa... (75) 9 8203-8653 não guento mais de tanto sofrimento....

      Excluir
    2. Eu TB tenho esses sintomas
      N aguento mais!

      Excluir
  2. Olá dr
    eu tava com muito dor no anus fui ao proct
    ele fez o exame de toque ele não viu nada de estranho
    depois ele passou antibióticos muito fortes e tomei por sete dias
    Se passaram um mes e melhorei mas ainda continuo com dor do lado direito do anus principalmente quando passo muito tempo sentado e sinto dor dentro do anus quando há presença de fezes duras junto com flatulências quando solto doi o reto.
    Dr poderia me esclarecer do que eu sinto
    Fico agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caso é parecido, gostaria de saber se resolveu seu problema, e qual foi o diagnóstico?? já fiz raio x, ressonância com contraste e nada
      obrigado

      Excluir
  3. Estou em Marilia, interior de Sao Paulo e gostaria de saber se o Dr. Ivan pode me ajudar. Contarei o que esta acontecendo:
    Ha exatos 8 meses minha mae vem sofrendo de dores terriveis no coccix. Fizemos RX, ressonancia magnetica entre outros exames carissimos pois pelo IAMSP estes exames iriam demorar e muito. A dor dela irradia para a vagina e anus, ela me diz que os ossinhos entre as nadegas e anus tbem doem muito. Ela emagreceu mais de 7 quilos em um mes. Foi diagnosticada com edema no coccix e coccix muito baudulado. Pois bem ... tomou TRAMAL, LYRICA, PROFENID ENTERICO E LISADOR juntamente com 20 sessoes de fisioterapia ( ultrassom e laser) e nada. Fez uma infiltracao e nada. Doi demais ver minha mae de 64 anos sofrer desta maneira. Ja desmaiou por 2 vezes e tem um agravante ela possui stent. Preciso de ajuda! Preciso de uma luz para que ela nao chore mais, para que ela nao sofra. Hoje ela toma PACO, PROFENID ENTERICO, LISADOR. Me ajudem, eu imploro, me ajudem!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola me chamo selma tenho endometriose operei retirei o útero ovario trompa e 26 cm do intestino e tenho uma diarréia que não corta com remedio nenhun e arde muito meu anos e queima toda vez q voy ao banheiro tudo que como tenho que correr para o banheiro e sinto como se do lado do meu anos parece que esta coetado um dia chegou a sangrar passei por um proctologista ele me passou um remedio manipulado o caulin e o carbonato mais não adiantou continuo com diarreia me ajuda tem algo a ver porque eu retirei um pedaço do intestino e também não tenho a visicula me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  5. Ola me chamo selma tenho endometriose operei retirei o útero ovario trompa e 26 cm do intestino e tenho uma diarréia que não corta com remedio nenhun e arde muito meu anos e queima toda vez q voy ao banheiro tudo que como tenho que correr para o banheiro e sinto como se do lado do meu anos parece que esta coetado um dia chegou a sangrar passei por um proctologista ele me passou um remedio manipulado o caulin e o carbonato mais não adiantou continuo com diarreia me ajuda tem algo a ver porque eu retirei um pedaço do intestino e também não tenho a visicula me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  6. Ola sera que o senhor pode me ajuda eu tenho endometriose e retirei o útero ovário uma trompa e um pedaço do intestino 26 cm e tenho uma diarréia que não corta com nenhum tipo de remedio tudo q como tenho que ir correndo para o banheiro onde sinto muita ardencia no anus parece que tem um corte de tanti que doi e arde um dia fui tanto ao banheiro no mesmi dia que chegou a sangra ja fui a um proctologista e ele me passou um remédio manipulado o caulin e o carbonato não reslveu nada e tambem não tenho a visicula sera que essa diarréia a por que retirei um pedaço do intestino ja fez um ano que fiz essa cirurgia me ajuden

    ResponderExcluir
  7. Ola sera que o senhor pode me ajuda eu tenho endometriose e retirei o útero ovário uma trompa e um pedaço do intestino 26 cm e tenho uma diarréia que não corta com nenhum tipo de remedio tudo q como tenho que ir correndo para o banheiro onde sinto muita ardencia no anus parece que tem um corte de tanti que doi e arde um dia fui tanto ao banheiro no mesmi dia que chegou a sangra ja fui a um proctologista e ele me passou um remédio manipulado o caulin e o carbonato não reslveu nada e tambem não tenho a visicula sera que essa diarréia a por que retirei um pedaço do intestino ja fez um ano que fiz essa cirurgia me ajuden

    ResponderExcluir
  8. Olá tenho 28 anos tenho hemorróidas só q a 3 dias estou com dor entre a vagina e o anus quando estou sentada ao levantar DOI como se foi dentro da virilha e ao explemer as pernas também DOI será q pode me ajudar

    ResponderExcluir
  9. Olá tenho 28 anos tenho hemorróidas só q a 3 dias estou com dor entre a vagina e o anus quando estou sentada ao levantar DOI como se foi dentro da virilha e ao explemer as pernas também DOI será q pode me ajudar

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. bom dia Dr.apos ter feito o exame de retossigmiscopia ao evacuar sinto dor insistente e lenta as vezes arde o q pode ser

    ResponderExcluir
  12. Dr a umas duas semana ou mais ando sentido que o lado direito do meu anus por dentro na parte dos nervo esta mais duro e bastante dolorido , tem dias que ate tenho dificuldades para sentar, tem dias que ta mais dolorido e tem dias que ta menos , porem tenho muita dificuldades para sentar ate pela parte dura que se localiza no lado direito e dolorido do meu anus me ajude o que posso fazer o que pode ser ? desde ja obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  13. Olá Dr. eu tenho sentido de uns dias pra cá umas pontadas no anus q nunca havia sentido antes, eu tenho um pequeno excesso de pele no anus desde meus 12 anos pq era mt ressecada, e por fazer mt força ao evacuar saiu essa pele como se fosse hemorroidas, mais nunca tinha sentido nada até esses dias. Hoje tenho 30 anos, ja pensei em operar varias vezes, mas mh mãe (que é enfermeira) sempre me disse q não atrapalha em nd e disse q um intervenção cirurgia são para casos mais graves. Só q agora to mt preocupada e ta me incomodando mt, fico mt desconfortável. É horrível isso. Será uma inflamação?

    ResponderExcluir
  14. Olá Dr. eu tenho sentido de uns dias pra cá umas pontadas no anus q nunca havia sentido antes, eu tenho um pequeno excesso de pele no anus desde meus 12 anos pq era mt ressecada, e por fazer mt força ao evacuar saiu essa pele como se fosse hemorroidas, mais nunca tinha sentido nada até esses dias. Hoje tenho 30 anos, ja pensei em operar varias vezes, mas mh mãe (que é enfermeira) sempre me disse q não atrapalha em nd e disse q um intervenção cirurgia são para casos mais graves. Só q agora to mt preocupada e ta me incomodando mt, fico mt desconfortável. É horrível isso. Será uma inflamação?

    ResponderExcluir
  15. Olá Dr. eu tenho sentido de uns dias pra cá umas pontadas no anus q nunca havia sentido antes, eu tenho um pequeno excesso de pele no anus desde meus 12 anos pq era mt ressecada, e por fazer mt força ao evacuar saiu essa pele como se fosse hemorroidas, mais nunca tinha sentido nada até esses dias. Hoje tenho 30 anos, ja pensei em operar varias vezes, mas mh mãe (que é enfermeira) sempre me disse q não atrapalha em nd e disse q um intervenção cirurgia são para casos mais graves. Só q agora to mt preocupada e ta me incomodando mt, fico mt desconfortável. É horrível isso. Será uma inflamação?

    ResponderExcluir
  16. Dr Paulo, tenho uma dor a três anos que piora com menstruação e ovulação, dor do.ladoe esquerdo ao lado do cóccix. Já fui em.todos os médicos e não tenho.mais esperanças a dor.continua insuportável não sei mais o q fazer.

    ResponderExcluir
  17. Dr. Ha alguns meses sinto visgadas na vagina junto com uma dor insuportável na virilha que não consigo nem virar de um lado para o outro. Ja fui em vários medicos e nenhum me deu um diagnóstico. Gostaria de saber se existe alguma doença que tem esses sintomas.

    ResponderExcluir
  18. Dr. Ha alguns meses sinto visgadas na vagina junto com uma dor insuportável na virilha que não consigo nem virar de um lado para o outro. Ja fui em vários medicos e nenhum me deu um diagnóstico. Gostaria de saber se existe alguma doença que tem esses sintomas.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Dr..
    Estou com 46 anos e aproximadamente 1 ano e meio venho sofrendo com dor no anus ao ficar muito tempo sentado e na maioria das vezes depois que evacuo continuo sentindo vontade de evacuar mesmo não tendo mais nada p fazer.
    É como se não estivesse feito ainda.
    Sinto também na maioria dos dias necessidade de ficar prendendo o reto. (fazendo força p ficar fechado)
    Existe tratamento ?

    ResponderExcluir
  20. bom dia Dr.
    tnho 25 anos de idade fiz laqueadura depois do nascimnento do meu
    segundo filho ,queria saber se é comum sentir dores na barriga abaixo do umbigo e dor anal depois de ter feito esse procedimento?
    E se gazes intestinais tambem causam esses incomodos.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia dr!!!Tenho 38 anos e tenho sentido a um mes mais ou menos uma dor no baixo ventre,barriga inchada e dolorida as vezes ao sentar dói tb,acompanhado de fisgadas no anus,uma dor chata que tem me impedido de exercer minhas atividades diarias,me sinto pesada e nao tenho evacuado direito,o q pode ser isso?

    ResponderExcluir
  22. Sinto uma dor de colica do lado esquerdo do meu abdome tipo uma dor de colica. E essa,dor so passa quando solto gases e quando vou evacuar, so que minha evacuação sai incompleta ai depois de um tempo da vontade de ir ao banheiro de novo, e sinto dor bem em,baixo perto da bacia na coluna,lombar perto do reto,oque e doutor meu ajude

    ResponderExcluir
  23. Olá Dr.Estou sentindo ardência e dores na saída do anus,q chega às vezes a doer até o quadril e testículo,quando vou ao banheiro não causa dores na ora de evacuar só quando termina volta tudo de novo,o q será?Desde já agradeço as informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como resolveu seu problema?
      um abraço

      Excluir
    2. Ola tmb gostaria de saber como resolveu seu problema...abraço

      Excluir
  24. Ola Dr . Eu tenho 18 anos , tem alguns dias que ando sentindo uma dor no anus e mais quando estou sentada e ao redor também o que pode ser isso ?? Devo me preocupar

    ResponderExcluir
  25. Ola Dr.Paulo, após eu tomar o antibiótico Astro - azitromicina, tive uma diarreia ácida, queimava muito a região do reto, após um tempo estou tendo as fezes ácidas, com dores que irradiam pelas costas e na região da próstata, tem dias que tem um coceira e muco também. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, Dr. Já tem uns meses estou sentindo dores, pontadas e as vezes ardência no ânus, interno, poucas vezes são externas, estou sentido prisão de ventre, o qual não tinha antes, tmb sinto dores na lombar e cocix, estou fazendo vários exames, já fui pra o proctologistA, ele fez exame de toc e nada tinha, passou medicamentos pra melhorar o intestino, mais ainda sinto muitas dores e queimacao, agora passou uma retossigmoidoscopia flexível, estou aguardando o plano liberar pra fazer. Mas de ante mão gostaria de saber se é hemorroida, pois tenho um lado do ânus um pouco inchado qdo faço forças p evacuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc descobriu?
      Pq tenho esses mesmos sintomas
      Me diga
      994118926

      Excluir
  27. Bom dia, Dr. Já tem uns meses estou sentindo dores, pontadas e as vezes ardência no ânus, interno, poucas vezes são externas, estou sentido prisão de ventre, o qual não tinha antes, tmb sinto dores na lombar e cocix, estou fazendo vários exames, já fui pra o proctologistA, ele fez exame de toc e nada tinha, passou medicamentos pra melhorar o intestino, mais ainda sinto muitas dores e queimacao, agora passou uma retossigmoidoscopia flexível, estou aguardando o plano liberar pra fazer. Mas de ante mão gostaria de saber se é hemorroida, pois tenho um lado do ânus um pouco inchado qdo faço forças p evacuar.

    ResponderExcluir
  28. Dr. Paulo, boa noite !
    estou com problemas na coluna região lombar. tratamento com RPG, acumpultura, compressa e massagem. Sempre à noite, a região do COX e Anus começão a doer e arder um pouco, quase não consigo ficar sentado no sofá ou outro tipo de assento. O nervo ciatico pode vir causar essas dores COX e Anus ?

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  29. Dr. Paulo, boa noite !
    estou com problemas na coluna região lombar. tratamento com RPG, acumpultura, compressa e massagem. Sempre à noite, a região do COX e Anus começão a doer e arder um pouco, quase não consigo ficar sentado no sofá ou outro tipo de assento. O nervo ciatico pode vir causar essas dores COX e Anus ?

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  30. Dr sinto muitas dores entre as pernas próxima aos testículos, fui a vários médicos e não me disseram nada, pois estou tomando anti inflamatorios e nada resolve. Essa dor se reflete no meu reto e nas articulações. Pode me esclarecer algo? Meu nome é Cristiano, tenho 30 anos e sou de São Gabriel da palha ES.

    ResponderExcluir
  31. Dr sinto muitas dores entre as pernas próxima aos testículos, fui a vários médicos e não me disseram nada, pois estou tomando anti inflamatorios e nada resolve. Essa dor se reflete no meu reto e nas articulações. Pode me esclarecer algo? Meu nome é Cristiano, tenho 30 anos e sou de São Gabriel da palha ES.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde eu sinto como se tivesse sentado em uma brasa de fogo esquenta o anus muito o que pode ser

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde eu sinto como se tivesse sentado em uma brasa de fogo esquenta o anus muito o que pode ser

    ResponderExcluir
  34. Boa noite . Tenho amigas que , no período menstrual, sentem fisgadas fortes, no anus e na vagina, ao sentarem. Basta sentar, e parece q sentaram num prego, e a dor irradia para dentro. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  35. Oi doutor Pablo, tenho sentido muitas dores no quadril já aproximando do coccix e irradia para as nádegas com muita queimarão e dores lombar, piora Quando estou com diarréia ou vontade normal de defecar. Me ajude

    ResponderExcluir
  36. Oi doutor Pablo, tenho sentido muitas dores no quadril já aproximando do coccix e irradia para as nádegas com muita queimarão e dores lombar, piora Quando estou com diarréia ou vontade normal de defecar. Me ajude

    ResponderExcluir
  37. sou paraplegico a 35 anos, atualmente sinto uma dor lascinante na região anal irradiando pela parte interna das coxas, as vezes representa que é na uretra ou prostata, mas já fiz todo o tipo de exames e não acham nada. tenho homorroidas mas sempre as tive e não doim, já me foi receitado mesalazina 800mg, duas vezes ao dia, não adiantou nada, a dor continua, já fiz até tomografia, colonoscopia, us da prostata, e não acharam nada. o que eu tenho dr.?

    ResponderExcluir
  38. Dr..sinto dores no lado esquerdo as vezes fortes vezes não. Meu intestino funciona de manhã e à tarde fazendo um pouco.não tenho muitas condições financeiras fui no pronto socorro fizeram uma tomografia e disse que tem algo que se assemelha a paniculite mesentérica e me receitou nimesulida. Isso foi no final de agosto e tomei 2 cxs e parei. Ainda sim sinto incomodos e um pouco de dor...O que me aconselha? Continuo com a nimesulida e que faço em seguida?..Me ajuda por favor...Me chamo Alexandre. Agfpascoal@gmail.com. .espéro seu retorno Obrigado.

    ResponderExcluir
  39. Dr.bom dia, alguns dia comecei a sentir dor ao sentar nao sonsigo ficar sentanda por muito tempo parece que tem algo no meu anus. o que pode ser .

    ResponderExcluir
  40. Bom Dia Doutor
    Estou desesperada.

    A seis meses atras fui em um especialista em Curitiba, que disse que tenho problema no músculo do elevador do anus, me passou um exercício que faço todos os dias.Porém a uns 15 dias atras eu exagerei comendo pastel de queijo, e tive uma constipação intestinal o qual eu ia no banheiro e saia apenas muco, parecendo uma gelatina transparente. Fui em outro proctologista o qual disse ter sido uma virose com constipação intestinal e intoxicação alimentar. Usei supositório por 7 dias para eliminar o excesso de gases, e fezes. Em relação a barriga inchada feito balão melhorei, porém estou sentindo colinas, fisgada próximo a verilha e dores nas costa do lado esquerdo que irradia para perna esquerda.O que pode ser?

    ResponderExcluir
  41. Doutor peço sua ajuda, porque a mais de 2 meses meu intestino mudou completamente. tenho feito cocô amarelo igual de bebê, e alternando mole e duro os dois juntos... e parece que meu intestino não está digerindo os alimentos... porque não posso comer nada de salada ou sementes que quando vou ao banheiro percebo que estão muito presentes nas minhas fezes. Faz uns dias que venho sentindo uma dor fraca que parece ser no ânus mais na mesma hora parece ser nas nádegas... o que o senhor indicaria que eu fizesse? Obrigada aguardo sua resposta!

    ResponderExcluir
  42. Boa Tarde Dr. conheço seu trabalho e sei que e um ótimo profissional, oque ocorre comigo, e que alguns dias peguei alguns pesos de maneira errada, e não tenho costume de pegar peso, e no dia seguinte comecei a sentir dor no Reto e no Anus oque pode ser Dr Paulo oque devo fazer

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Dr estou com a parte do lado direito do anus inflamada e vai até a virilha, sentindo fortes dores e com diarreia oq pode ser?

    ResponderExcluir
  45. Bom dia estou há dois dias quando acordo pela manhã com dores no reto queimando e uma dor terrível.

    ResponderExcluir
  46. Boa Noite DR° Fui ao proctologista hoje e ele me examinou disse que tenho uma pequena Hemorroida mas disse que as dores que eu sinto no anus não é exatamente da Hemorroida e sim de um muculo que passa pelo anus algo assim ele disse o nome mas me esqueci.Mas me receitou Deocil de 10ml

    ResponderExcluir
  47. Bom dia Dr., Há uma semana venho sentindo ardência na região da entrada da vagina, essa ardência piora qdo dá vontade de evacuar, e dor na barriga do lado direito, há 7 anos fiz histerectomia, já fui na ginecologia e ela disse que estou bem, exame de urina deu normal, o que pode ser essa ardência c dor? Qdo dar essa dor tenho vontade de evacuar a todo momento.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite ! Sinto dores que parecem ser nos testículos, na virilha , ânus e na coxa direita já faz um ano por favor o doutor poderia me dar uma luz?

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde tenho 51 anos sinto uma ardência constante no lado esquerdo do anus. Já consultei treis proctologistas diferentes um deles falou que eu teria que operar e dois disse que não. Já estou a mais de treis meses com essa ardência e agora começou doer a nádega do lado esquerdo a ardência é ininterrupta já fiz colonoscopia e não deu nada usei várias pomadas indicadas pelo proctologista e nada. O que o senhor acha que pode ser e que exame eu deveria fazer. Meu email é ditosertanejobom@hotmail.com. (Me ajude por favor já estou desesperado). Obrigado.

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde se alguém ler o meu relato e tinha o mesmo problema e conseguiu tratar, favor me dizer como conseguiu. 73 999311759 ou ditosertanejobom@hotmail.com. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia, meu caso é igual ao dos questionado pelos pacientes no numero 9 e 19 acima . se vc conseguiu resolver seu problema ou almenos amenizar por favor mande uma mensagem ou ligue para (73)999311759 se alguem tiver acesso a a minha mensagem responda por favor pode mandar para o email ditosertanejobom@hotmail.com ficarei muito agradecido pois já estou ficando (louco).

    ResponderExcluir
  52. Boa noite! Eu tenho hemorroida e notei q depois q mudei minha alimentação meu intestino voltou a funcionar, porém, toda vez q evacuo sinto muita dor nas pernas e fico febria.

    ResponderExcluir
  53. Ola,a uns meses venho sentindo dores e pontadas no reto que vai e volta por todo o decorrer do dia, a uns dois dias a frequência das dores esta diminuindo mais mesmo assim ainda sinto de vez em quando, vou no banheiro normal não tem nenhuma alteração nas fezes, e tenho muitas gases, alguem mais tem isso, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  54. Olá Doutor tive uma sangramento nas fezes mês passado que já parou só durou 2 dias fui ao proctologista e ele fez o toque e disse que não tinha nada que se preocupar que deve ter sido um esforço que fiz...porém percebe pequenos pontinhos vermelhos nas minhas fezes e estou sentindo dores no reto que não passa principalmente quando sento dois mais... Não tive emagrecimento nem estou sangrando... O que o senhor acha que possa ser? Estou usando uma pomada que o proctologista passou.. Mas continua doendo...Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
  55. bom dia doutor ¨! tenho 55 anos e estou a quase um ano com dores nas nadegas e quando estou com prisao de ventre ; tive uma queda . cai com de bum bum no chao no dia nao senti nada , eu passava muito tempo sentada , e um dia fiquei muito tempo sentada e comecei a sentir dores , mas nada que eu nao pudesse suportar mas essas dores passou a ser frequente , e so nao sinto quando estou de pe ou deitada ,mas sinto dores todos os dias quando eu me sento em qualquer lugar e principalmente quando enclino o meu corpo para tras ai doi muito nao consigo ficar muito tempo dentada ,o que podera ser isso ?

    ResponderExcluir
  56. Estou com dores e queimação no anus As vezes i queima tô percebendo que meu intestino não ta bem oq poder ser tou tomando remedio mas nada até agora

    ResponderExcluir
  57. Bom dia Doutor,estou com queimação no quadril e desce pelo ânus com uma queimação terrivel,já fiz radiografia não deu nada,depois fiz colonoscopia e estou com hemorróidas,mas não é caso de cirugia,mas incomoda bastante.

    ResponderExcluir
  58. Oi Dr.boa tarde,de uns dias pra cá tenho sentido dores na região do cocxix e anus oq pode ser, recentemente tive um acidente de moto q cair sentada e a pancada foi só nessa região pode está associado a esse fato?

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde Dr. algum tempo estou sentindo dores no pé da barriga, fundo da vagina, reto que irradia pra perna esquerda, lateja , é como fisgadas o que pode ser?

    ResponderExcluir
  60. Olá Dr.
    Sempre que estou durante o meu período menstrual, no primeiro dia sinto cólicas muito forte, as vezes nem consigo dormir e sinto uma dor irradiando para o ânus.
    Sei que eu deveria ir me consultar, mas minha vida está muito agitada durante esses últimos três anos e antes eu não sentia isso, na verdade, nem cólica eu sentia.

    ResponderExcluir